A órbita do planeta Terra demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos em volta do Sol
Essa e outras curiosidades astronômicas são difundidas no Planetário Municipal de Arapiraca, o único do gênero na América Latina.
Inaugurado no final do ano de 2012 pelo prefeito Luciano Barbosa, o espaço vem promovendo nesses 11 anos a difusão do conhecimento científico sobre o Universo para crianças e estudantes de todas as idades.
Centenário
No ano em que Arapiraca comemora os 100 anos de emancipação política, o Planetário Municipal e Casa da Ciência é uma referência na história recente da cidade.
nesta quinta-feira (4), o diretor Jonathan David foi recebido pelo prefeito Luciano Barbosa, que destacou a importância do Planetário Municipal para a difusão da Ciência e da Astronomia entre os jovens arapiraquenses.
Periodicamente, são realizadas diversas atividades educativas e científicas.
O espaço, localizado no Lago da Perucaba, recebe apoio da administração pública, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
O espaço, que é um dos pontos de apoio às escolas de tempo integral de Arapiraca, é considerado referência nacional, sendo também um dos mais belos cartões-postais da cidade.
Construído com recursos próprios, o espaço oferece a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, pelo fato de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, mirante, área verde, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital para observação celeste com espaço para 70 lugares.
O sistema digital permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.