Com cerca de 155 mil eleitores aptos a votarem no próximo pleito eleições 2026, o eleitorado arapiraquense tem condições de eleger quatro deputados estadual e dois federal. Fato já constatado em eleições passadas.
Na disputa por uma vaga à Assembleia Legislativa ou para Camara Federal, cerca de vinte nomes que possuem domicílio eleitoral em Arapiraca, formalizarão candidaturas a deputado às eleições 2026, buscando obterem a maioria dos votos do eleitorado arapiraquense. Com isso diminuirá a evasão de votos para os candidatos tidos como "paraquedistas" ou de fora.
Acredita-se que outros vinte nomes da terra de Manoel André, poderão formar o xadrez político de candidaturas a deputados por Arapiraca, juntamente com os que estão em mandatos, como é o caso de Daniel Barbosa, Ricardo Nezinho e Breno Albuquerque.
No momento os nomes mais citados que vem se articulando nos bastidores da política arapiraquense, que se juntarão aos que já estão em mandatos por Arapiraca Daniel Barbosa (federal), Ricardo Nezinho (estadual) e Breno Albuquerque (estadual) são: Severino Pessoa (ex-deputado federal), Dudu Albuquerque (ex-deputado estadual), Tarcizo Freire (ex-deputado estadual), Fabiana Pessoa (ex-prefeita) e Lindomar Ferreira (ex-candidato a prefeito).
No entanto, nomes novos marcarão presença junto aos que já estiveram candidatos em outras oportunidades, inclusive nas eleições de 2022, formando assim um número mais que suficiente de candidatos da terra, para que os eleitores possam ter mais opções de escolha, votando em candidatos que estão mais identificados com os problemas do povo de Arapiraca.
Petrônio Avelino