A Política torna-se aos olhos de um bom observador um verdadeiro laboratório de talentos. Onde os que dela participa na condição de agentes políticos, pode se transformarem em líderes comprometidos com as causas sociais de povos e nações ou infelizmente, em ladrões de dinheiro público e da felicidade alheia.
Os primeiros (líderes), sacrificarão seu tempo, talentos, esforço e dedicação, para que o bem estar coletivo possa tornar-se uma realidade. Já os segundos (ladrões), não pensarão duas vezes em encontrar meios, maneiras e formas, para roubarem o que nunca lhes foram de direito na esfera pública.
Diante destas "duas faces" da mesma moeda na política, pergunta-se:... Você que está chegando agora neste segmento de interesses coletivo, quer está entre os Líderes, ou no meio dos Ladrões? A escolha, é sua!
Sabe-se que para os que tem tendência a honestidade e almeja tornarem-se líderes, por mais árduo que seja o ofício da política, vencerão. Já para os desenestos por índole, é só uma questão de tempo tornarem-se ladrões e consequentemente, derrotados.
Petrônio Avelino